A tentação, quando deixamos de usar os medicamentos é deitar as caixas de medicamentos, bula, ampolas, bisnagas, frascos, aplicadores, colheres para o lixo. É preciso saber que este gesto não é o mais correcto. È isso que pretende alterar a Valormed, com uma campanha nacional de reciclagem de medicamentos. Ao depositá-los nas farmácias, a empresa vai recolher estes materiais, proceder á sua separação, reciclagem e valorização. Desta forma, todos estamos a contribuir para a redução do impacto sobre o ambiente.
Dados da Valormed revelam que, no ano passado, foram recolhidas 716 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso,mais 1,3% quem em relação a 2008, ano em que foram recolhidas cerca de 703 toneladas. Destas 716 toneladas de resíduos, cerca de 55% foram objecto de reciclagem.Como em tudo no mundo há vantagens e desvantagens, mas neste caso a reciclagem é vantajosa e a participação activa dos consumidores implica uma maior conciencia ambiental, o que é muito importante para um ambiente sustentável.
Vantagens da reciclagem:
- Aumento do tempo de vida e maximização do valor extraído das matérias-primas;
- Poupanças energéticas;
- Conservação dos recursos naturais.
- Desviam-se os resíduos dos aterros ou outras instalações de tratamento mais poluidoras;
- Redução da poluição atmosférica e da poluição dos recursos hídricos;
- Criação de novos negócios e mercados para os produtos reciclados.
Desvantagens da reciclagem:
- Custos de recolha, transporta e reprocessamento;
- Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);
- Instabilidade dos mercados para materiais reciclados, os quais podem ser rapidamente distorcidos por alteração na oferta e procura ( nacional ou internacional).