sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A reciclagem de medicamentos. STC-NG5-DR2


A tentação, quando deixamos de usar os medicamentos é deitar as caixas de medicamentos, bula, ampolas, bisnagas, frascos, aplicadores, colheres para o lixo. É preciso saber que este gesto não é o mais correcto. È isso que pretende alterar a Valormed, com uma campanha  nacional de reciclagem de medicamentos.  Ao depositá-los nas farmácias, a empresa vai recolher estes materiais, proceder á sua separação, reciclagem e valorização. Desta forma, todos estamos a contribuir para a redução do impacto sobre o ambiente.  
Dados da Valormed revelam que, no ano passado, foram recolhidas 716 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso,mais 1,3% quem em relação a 2008, ano em que foram recolhidas cerca de 703 toneladas. Destas 716 toneladas de resíduos, cerca de 55% foram objecto de reciclagem.Como em tudo no mundo há vantagens e desvantagens, mas neste caso a reciclagem é vantajosa e a participação activa dos consumidores implica uma maior conciencia ambiental, o que é muito importante para um ambiente sustentável.        

Vantagens da reciclagem:

  • Aumento do tempo de vida e maximização do valor extraído das matérias-primas;
  • Poupanças energéticas;
  • Conservação dos recursos naturais.
  • Desviam-se os resíduos dos aterros ou outras instalações de tratamento mais poluidoras;
  • Redução da poluição atmosférica e da poluição dos recursos hídricos; 
  • Criação de novos negócios e mercados para os produtos reciclados.
        

Desvantagens da reciclagem:
  • Custos de recolha, transporta e reprocessamento;
  • Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);
  • Instabilidade dos mercados para materiais reciclados, os quais podem ser rapidamente distorcidos por alteração na oferta e procura ( nacional ou internacional).

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A preservação das florestas. CLC-NG5

As florestas são ecossistemas extremamente complexos, riquíssimos pela enorme diversidade de espécies que delas fazem parte: árvores, arbustos, ervas, fungos, os mais variados animais e muitos seres vivos unicelulares.
Todos os tipos de florestas constituem habitats previligiados para muitas espécies. Mas as florestas tropicais constituem os ecossistemas terrestres mais ricos. Embora esta ocupem actualmente menos de 10 por cento da superfície da terra, admiti-se que estas florestas contenham pelo menos metade de todas as espécies de plantas, animais, micro organismo de todo o planeta,constituindo o maior património da vida na terra.
Nas ultimas décadas, a desflorestação isto é, a destruição de vastas áreas de floresta, tem cosntituido um problema grave que mostra o impacto descontrolado das actividade humanas dos ecossistemas.
Conscientes dos grande problemas provocados pela diminuição contínua das florestas, muitos especialistas têm vindo a procurar possíveis soluções que permitam, por um lado, salvaguardar o futuro das florestas, por outro, facultar aos países, onde estão localizados os benefícios económicos de que necessitam e que elas lhes podem fornecer.
Contudo, a salvaguarda das florestas, depende também de cada um de nós.

Comentário relativo ao debate "Lágrima de Preta". CP-DR1-UC3


O poema lágrima de preta foi o ponto de partida para  o debate e a abordagem do preconceito existente na sociedade e os vários estereótipos que a mesma representa na discriminação racial.
A diferença racial a nível biológico ou seja a nível cientifico não tem qualquer diferença na estrutura genética e em nada afecta a igualdade os seres humanos.
Com este poema lindíssimo e com a simplicidade das palavras nele presentes, foi um mote para a reflexão profunda e evidente em cada um de nos.
Podemos evidenciar que no fundo somos todos iguais apesar das diferenças que nos assistem quer na cultura, quer da etnia. A única questão que nunca se pode levantar é que todos nós somos seres humanos, com o direito a igualdade.

Reflexão crítica sobre estereótipos culturais. CP-DR4

Tudo na vida é relativo, logo a ideia que cada um tem de felicidade também o é. Para uns a felicidade é dinheiro no bolso, roupa no armário, mansões de luxo, para outros representa sucesso, uma carreira brilhante ou o simples facto de se sentirem importantes mesmo que não seja verdade. Tudo isto depende dos objectivos de vida de cada pessoa, que por sua vez são influenciados pelo ambiente social em que vive e é aqui que surgem muitas vezes os estereótipos sociais como factores determinantes. Estes factores influenciam também o conceito de beleza, que para muitas mulheres é essencialmente estar bem magra, o que pode trazer vários problemas fisiológicos e psicológicos caso o objectivo não esteja a ser alcançado.


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Resumo de uma notícia de um terramoto saída na revista "Visão" CLC-DR3

Há uma semana, na madrugada de 26 de Dezembro de 2004, um terramoto atingiu dramaticamente diversos países do Sudoeste Asiático, destruindo e matando.
Hoje sabe-se que a tragédia ainda não terminou e que o cenário pode piorar.
Ao choque inicial da devastação, seguiu-se a dor pelas perdas humanas e materiais.
Embora se suceda as ajudas internacionais aos sobreviventes, teme-se o aumento dos mortos devido á fome, á sede e as doenças.Vários jornalistas espelhados pelas diversas zonas atingidas dão-nos conta, nesta revista do sofrimento físico e psicológico da população do trabalho da equipa portuguesa da AMI e das medidas tomadas pelas autoridades portuguesas relativamente aos sobreviventes nacionais.