Na minha região, como não é excepção, existe uma diversidade de projectos associativos, nomeadamente a tão conhecida associação do grupo de danças e cantares do planalto de jales. Este grupo, apesar de apresentar uma situação actual, em que a sua continuidade se encontrar condicionada, enquanto esteve activo sempre representou genuinamente o folclore da região transmontana. Respeitou sempre, com competência, a cultura e a tradição transparecendo-as nas músicas e trajes de cada actuação.
Para além desta, e ainda no activo, desde o ano de 1938,encontra-se a associação desportiva,recreativa e cultural de campo de Jales, dirigida actualmente pelo presidente Nuno Carvalhais.
Por fim, gostara de referir, uma terceira associação caracterizada não só pelo facto de ser a mais recente, mas também devido a toda a sua organização. Esta associação, que tem como nome "AOURO", realiza com frequência percursos de biciletes pelas variadas aldeias, nomeadamente Cerdeira, Barrela e Vreia de Jales, bem como pela freguesia de Alfarela.
No meu caso em particular, gostaria de participar neste percurso, dado que se baseia em actividade física e consequentemente os benefícios que encontro não só a nível de saúde mas também a oportunidade de registar a paisagem que a natureza tem para oferecer, proporcionam-me alguma curiosidade de participar nos mesmos.
Sem comentários:
Enviar um comentário