No passado dia 30 De Março de 2011, fiz uma visita de estudo, juntamente com os meus colegas e professores, ao teatro de Vila Real.
Inicialmente visitamos o museu do som e da imagem, na companhia de um guia que nos foi orientando.
Durante a visita pude ver e experimentar os instrumentos antigos existentes no museu que emitiam o som da trovoada, do vento e da chuva.
Também tive a oportunidade de ler várias notícias de jornais antigos, uma das quais me chamou á atenção. Essa notícia referia que no ano de 1897 o senhor Carvalho Silva veio representar para o teatro de Vila Real, que se situava na praça do Lopo Vaz, actualmente chamada Avenida Carvalho Araújo.
Carvalho Silva mudava de personagem constantemente, ora aparecia de velho, dama ou mendigo.
Ainda no museu estavam expostos inúmeras variedades de telefones antigos, com um grande valor cultural e um design bastante interessante. Juntamente encontrava-se a central telefónica, a estação temporária o comutador de parede e de mesa.
Visto isto passámos ao grande auditório, onde tive oportunidade de pela primeira vez pisar o palco, sentindo-o a subir e descer, visitar os camarins, apreciar o grande número de panos ali existentes. Também passei a ter conhecimento de que no palco existe duas entradas a entrada alemã e entrada á italiana.
Por fim, o guia referiu que tal como os marinheiros têm necessidade de preparar a embarcação, também eles precisam preparar o palco para representar, utilizando matérias idênticas tais como cordas e os tecidos.
Adorei fazer esta visita. Foi uma visita inesquecível.