segunda-feira, 4 de abril de 2011

Transformações e Evoluções Técnicas Meios de Propulsão

    Na Água


O mar representa à séculos uma importante fonte económica, seja para a pesca, o transporte ou o comércio. No início, os barcos eram movidos pela força humana por meio de remos.



O surgimento da vela permitiu que o ser humano se afastasse da costa e construísse embarcações maiores com propulsão mista, vela e remos, pois a vela quadrada só permite vento a favor e foi evoluindo até o surgimento do motor a vapor no século XIX. No início, novamente uma solução híbrida foi adoptada, a vela era utilizada durante o cruzeiro e o vapor para atingir velocidades maiores. Enquanto os ventos eram gratuitos, os motores a vapor exigiam grandes quantidades de carvão, o que ainda diminuía a carga útil do navio.

Com o desenvolvimento do motor a diesel, este substitui o motor a vapor, pois os motores de combustão interna possuem maior rendimento, contudo com esta evolução também veio mais poluição.


  No Ar

Desde a pré-história o ser humano sempre teve o sonho de voar e juntando o sonho a sua inteligência inventou e desenvolveu vários aviões e meios de transporte aéreo.

Exemplos:
      Aviões a jacto que fazem uso de turbinas para gerar empurram necessário para o deslocamento da aeronave para frente. O primeiro avião com um propulsor a jacto, denominado termo jacto, foi o Coandă-1910, criado pelo romeno Henry Coando. Aviões a jacto possuem muito mais força e criam um impulso muito maior do que aviões que fazem uso de turbo-hélices. Como consequência, podem carregar muito mais peso e possuem maior velocidade do que turbo-hélices. Contudo as turbinas produzem muito barulho e isto torna aviões a jacto uma fonte de poluição sonora.






     Aviões supersónicos, como o Concorde e caças militares, fazem uso de turbinas         especiais,que geram   potência necessária para quebrar a barreira do som. Além disso, o desenho do avião supersónico apresenta certas diferenças com o desenho de aviões subsónicos, devido à compressão do ar em altas velocidades não só asa, também à fuselagem tem desenho diferente em relação aos aviões subsónicos além da clara necessidade de reduzir o arrasto do aparelho com o ar.




O voo em velocidade supersónica gera mais poluição sonora ainda devido à onda de choque. Isto limita os voos supersónicos a áreas de baixíssima ou nenhuma densidade populacional. Quando passam numa área de maior densidade populacional, os aviões supersónicos são obrigados a voar em velocidade subsónica (como os aviões comerciais).
Algumas aeronaves são capazes de voar em velocidades hipersónicas, geralmente, velocidades que superam cinco vezes a velocidade do som. O corpo sustentante é um exemplo deste tipo de aeronave.










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